Vivemos uma lógica de trabalho equivocada. Tentamos fazer caber a "vida no trabalho", ao invés de entender o papel do "trabalho na vida". Somos espremidos em moldes que não nos servem e sonhamos com o fim de semana como refúgio.
Mas trabalho, autorrealização e felicidade não precisam habitar planos diferentes. Por isso, essa trilha não ensina como trabalhar melhor. Ela propõe uma pergunta mais profunda:
POR QUE você trabalha da maneira COMO trabalha?
Participe da trilha gratuita com Alexandre Pellaes.
São 7 aulas online, no seu ritmo, para transformar sua relação com o trabalho.
Certificado ao
final da trilha
Gratuita por tempo limitado*
100%
online
*de 4 a 18/08
1 em cada 4 brasileiros relata sentimentos de tristeza ou depressão no ambiente de trabalho.*
Gallup. State of the Global Workplace: 2023 Report.
Mais de 470 mil afastamentos por transtornos mentais ligados ao trabalho foram registrados apenas em 2024.
Observatório SST/SmartLab/MPT/OIT, Exame (24/04/2025), Diário do Comércio (29/04/2025)
90% dos profissionais trocariam de emprego por mais saúde mental e felicidade.
Infojobs. Pesquisa sobre Saúde Mental e Satisfação no Trabalho, setembro de 2024
O trabalho ocupa boa parte da nossa vida, mas nem sempre paramos para pensar sobre ele. Será que estamos só cumprindo tarefa e esperando a sexta-feira ou construindo algo que faça sentido? Esta trilha é um convite para olhar além do automático e entender a sua própria relação com o trabalho.
Começamos com o autoconhecimento. Essa aula provoca a reflexão sobre como o trabalho influencia sua identidade e como você se percebe no seu papel atual.
A partir da autoimagem, mergulhamos na ideia de propósito. O que você entrega para o mundo por meio do seu trabalho? Aqui, reforçamos o olhar para dentro como forma de impulsionar o impacto externo.
Antes de agir, é preciso cuidar. Essa aula oferece uma pausa para pensar sobre saúde emocional, algo essencial para sustentar qualquer transformação pessoal ou profissional.
Depois do olhar interno, vem o convite à ação. Assumir as rédeas da própria trajetória é essencial para viver o trabalho com mais sentido e menos automatismo.
Aqui a felicidade no trabalho aparece como consequência do protagonismo e da sensação de que sua atuação faz diferença no mundo.
Colaboração vai além do trabalho conjunto. Envolve propósito compartilhado, confiança e consentimento para construir algo em grupo.
Felicidade no trabalho não é só sobre dias leves ou reconhecimento. É sobre se sentir conectado com o que você faz — mesmo nos dias difíceis. Nesta aula, você vai repensar o que realmente sustenta a felicidade: prazer momentâneo ou sentido duradouro? Spoiler: talvez não seja sobre escolher um ou outro.
Esperamos que, ao final desta trilha, você consiga refletir com mais clareza sobre uma pergunta simples, mas poderosa: por que você trabalha como trabalha? Talvez a resposta não venha de imediato, mas o importante é começar essa reflexão agora.
O que é essa trilha?
Uma ação para levar a discussão sobre significado e felicidade do trabalho até o maior número de pessoas, sem elitização. Um convite para sair do piloto automático, com Alexandre Pellaes, especialista em significado do trabalho e liderança humanizada. Você vai encontrar perguntas, reflexões e exercícios para:
Recuperar o sentido do que faz,
Reavaliar seu propósito, sem romantização,
Entender seu valor e contribuição real,
Construir relações saudáveis no trabalho,
Compreender que você não é o seu trabalho, mas sua relação com ele influencia sua identidade, e Redefinir o que felicidade no trabalho significa para você
Quem é
Alexandre Pellaes?
Alexandre Pellaes é pesquisador e professor, especialista em temas relacionados a novos modelos de gestão, RH, liderança e futuro do trabalho. Palestrante referência em sua área de atuação, é mestre e doutorando em Psicologia do Trabalho pela USP e fundador da Exboss, dedicado ao desenvolvimento de relações de trabalho mais humanizadas e com mais autonomia.